AMAR E LOUVAR A DEUS A TODO O MOMENTO E EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS

Eu estava em um dos meus momentos de oração e de conversa com Deus e me veio muito forte no meu coração esta frase de amar e louvar a Deus a todo o momento e em todas as circunstâncias e o quanto de verdade estamos longe deste fato. Pelo menos eu me coloco nesta situação e vejo que não são em todos os momentos e em todas as circunstâncias que eu amo e louvo a Deus.

Temos tido nos diversos grupos de whats app inúmeros pedidos de oração, por diversas situações, muitas delas gravíssimas e que comovem um batalhão aqui na terra para se juntar aos anjos do céu clamando, intercedendo, orando, implorando, pedindo a Deus que tome conta daquela situação, que aja poderosamente sobre ela e como Deus tudo sabe e tudo pode, cremos fielmente que a situação será resolvida.

Clamamos também a intercessão de Nossa Senhora, pedimos a unção do Espírito Santo, oramos o Pai Nosso, a Ave-Maria, alguns rezam o terço, outros jejuam. Conheço uma pessoa que ora duas vezes todos os dias por todos os pedidos que chegam até ela. E ela ora pedindo um por um e por cada situação. Cada um tem seu dom. Cada um tem uma forma de contribuir para todos os pedidos que chegam.

Há também aqueles que não olham, não abrem o pedido ou sequer tem o trabalho de se juntar em oração por aquele pedido. Ninguém é obrigado a nada e talvez estas pessoas não conseguiram de verdade ter um encontro pessoal com Deus ou não passaram ainda por situações semelhantes e não conseguem entender a gravidade e o poder que sua oração e sua intercessão tem.

Voltando então ao assunto, temos tido a graça de Deus de sermos ouvidos e atendidos e quantas graças, quantas bênçãos e quantos milagres temos testemunhado no meio de nós. Quando estas notícias chegam e são espalhadas, àquele batalhão de oração entra novamente na rede desta vez para Louvar, Bendizer, Adorar, Agradecer ao Senhor por tudo aquilo que ocorreu. E devemos não só fazer isto como também propagar e divulgar estes milagres.

Nós católicos somos muito mal propagadores da nossa fé e dos milagres, graças, bênçãos que o Senhor derrama todos os dias na nossa vida. Depois deste relato e de minhas considerações, que volto a afirmar, são pessoais e podem não corresponder a verdade ou àquilo que outras pessoas pensam sobre o mesmo assunto.

Chegamos, agora, então, no que Deus colocou em meu coração. E se o milagre, a graça, a bênção pedida e esperada não vier ou não ocorrer da forma que desejamos, será que Amaremos e Louvaremos a Deus com a mesma força, com a mesma intensidade e com o mesmo Fervor??? Podemos também exemplificar situações na nossa vida que ocorrem muitas vezes sem menos esperar, como um desemprego, um desentendimento familiar ou outras situações na vida que não são agradáveis ou desejáveis. Temos a força, dobramos o nosso joelho, e amamos e louvamos a Deus??

O primeiro mandamento de Deus nos diz: – Amar a Deus sobre todas as coisas. Em outra palavra o Senhor no diz: – Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais vos será acrescentado (Mateus 6,33). Em 1Tessalonicenses 5,18, temos: – Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Porque será que Deus fez questão de frisar entre outras estas pequenas passagens bíblicas?

Primeiro porque nos conhece e sabe das nossas fraquezas e de nossas limitações. Segundo sabe da  nossa inclinação ao pecado, que nos afasta e nos tira das coisas de Deus. Ao invés de Amar e Louvar, passamos a blasfemar, reclamar, contestar, desdizer e tantos outros adjetivos que a cada momento vão nos tirando da graça e do amor de Deus. Todos os dias  muitos não acordam e muitos que acordaram ao invés de louvar e agradecer a Deus a oportunidade de mais um dia, começam a reclamar porque ou estava atrasado, ou não dormiu direito e tantos outros comentários.

Hoje você se alimentou e talvez tenha reclamado do alimento ou até o tenha deixado no prato e que depois vai para o lixo. Será que você agradeceu a Deus antes de comer o alimento que Ele te deu? Será que você abençoou o alimento para que ele não só fizesse bem para o corpo, mas também fizesse bem para a alma? Quanto gostariam de ter o resto que você deixou e que com certeza foi ao lixo. A noite você agradeceu a Deus por seu dia. Se foi bom, Louvado seja Deus. Se foi ruim. Louvado seja Deus e peça a Deus para lhe permitir um dia melhor no dia seguinte.

O que eu tenho certeza é que Deus é bom. Todo o tempo Deus é bom. Ele nos fez à sua imagem e semelhança e nos tem como seus filhos amados. De Deus não pode vir coisa ruim. Todas as cartas de Paulo ele inicia com esta frase: – Da parte de Deus, graça e paz. E sabemos também que Deus nos fez para sermos felizes. Se não estamos tendo graça. Se não estamos tendo paz e se não estamos sendo felizes, algo está errado em nossa vida. Algo precisa mudar.

A primeira coisa é a de voltar ao Temor de Deus. Temor não é para ter medo. Temor é para ter respeito para com Deus. Deus enviou seu filho amado para morrer por cada um de nós. Só isto, já seria motivo mais do que suficiente para Amarmos, Louvarmos e Bendizermos a Deus a todo o momento. Não deixe que o inimigo lhe roube o tempo que deveria ser dado a Deus para outras coisas. E são muitas as outras coisas e nem vou listá-las aqui, porque no seu exame de consciência você sabe exatamente o que lhe afasta de Deus. Deus nos ama. O inimigo nos odeia. As coisas não estão indo bem com você, Louve e Ama a Deus. Você está com inúmeros problemas de ordem financeira, Louve e Ame a Deus. Você está com inúmeros problemas de doença. Louve e Ame a Deus.

Enfim Ame e Louve a Deus em todo o momento e em todas as circunstâncias. É Fácil? Com certeza não, caso contrário, não precisaria eu estar relembrando neste texto estas coisas, porque você já estariam fazendo. Mas não são impossíveis. E a possibilidade vem através da Unção do Espírito Santo. Sim, devemos clamar todos os dias a presença do Espírito Santo em nossa vida. Aprendi há 19 anos atrás na Canção Nova com o Dunga uma frase: – Bom dia Espírito Santo, o que vamos fazer juntos hoje! e a tenho pronunciado todos os dias desde então, assim que levanto. E o mais importante do que falar, é de verdade deixar que o Espírito Santo aja na sua vida. Quantas decisões e quantas alternativas nos são apresentadas a cada dia e esquecemos de antes de decidir orar e pedir ao Espírito Santo que nos ajude na decisão. Junto à Ele, tenho certeza que os acertos seriam muito maiores ou totais e que você tomando a decisão sozinho errou e errou muito e se arrependeu e só depois lembrou de fazer uma oração pedindo a Deus para consertar o estrago ou o erro cometido. Deus nos alerta sempre. Deus nos chama à atenção sempre. E faz isto porque não quer perder nenhum de nós.

Um dia estaremos na presença do Senhor face a face contemplando-o, mas para chegar lá é preciso construir uma caminhada de fé e uma caminhada de santidade. No céu só entram os Santos. Deus ainda nos dá a possibilidade do Purgatório, porque Ele sabe que sem esta ajuda, nesta terra, ninguém ou raros teriam este caminho de santidade trilhado.

DEUS SIM NOS AMA A TODO O MOMENTO E EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS. QUE POSSAMOS FAZER O MESMO.

Louvado seja sempre o Nosso Senhor Jesus Cristo

Para sempre seja Louvado

Fiquem em Deus sempre

Por Jair Ortega

Compartilhe: