POR ONDE COMEÇO A LER A BÍBLIA SAGRADA?

POR ONDE COMEÇO A LER A BÍBLIA SAGRADA?

Tenho ouvido esta pergunta algumas vezes e também auxiliado no que posso algumas pessoas que me procuram com esta dúvida. Quando me coloquei à serviço do Senhor com minha esposa após o ECC há 19 anos (até então eu não havia ainda pego a Bíblia para leitura) e fomos chamados a pertencer à equipe de liturgia do ECC nas missas das famílias da paróquia, não houve outra forma a não ser me aprofundar em cursos, orientações de pessoas mais experientes e a ler a palavra de Deus.

À princípio pensei ser um livro normal em que começamos da primeira à última página e tem começo, meio e fim e entendemos sua história (na verdade são 73 livros na bíblia, uma verdadeira Biblioteca num só lugar). Percebi que não era bem assim e nos contatos que obtive me recomendaram um livro do Monsenhor Jonas Abib entitulado A Bíblia do meu dia a dia. Existem outros roteiros, mas percebi neste roteiro proposto pelo Monsenhor Jonas que até hoje utiliza na comunidade Canção Nova, um projeto muito coerente não só de ler, mas de viver a palavra de Deus na sua intensidade. Você pode encontrar no site da canção nova este pequeno livro (www.cancaonova.com) e recomendo sua aquisição, porém, abaixo faço um pequeno resumo de como ler a palavra de Deus, num resumo deste livro a Bíblia do meu dia a dia.

Para ler a palavra de Deus há algumas orientações que chamadas de Regras de Ouro:

  1. Escolha um bom lugar para fazer a leitura de preferência calmo e de paz
  2. Tenha uma hora marcada para a leitura – a que melhor lhe convier
  3. Marque a duração desta leitura – comece com alguns minutos inicialmente
  4. Esteja em Espírito de Oração – você vai falar com Deus.
  5. Tenha lápis e papel na mão – para poder fazer o seu diário espiritual
  6. Leia a partir desde dia, todos os dias a Bíblia.

O que é Diário Espiritual?

No livro, você vai aprender a fazer este diário. Por isso do lápis e papel na mão. A cada dia que fizermos a leitura da palavra nos propõe que encontremos na 05 coisas. 03 delas na própria palavra e 02 delas na reflexão que faremos após encontrá-las. Pode ser que no trecho da bíblia que você leu, não estejam presentes as 03 coisas. Pode ser que sejam encontradas em outras passagens, mas do que uma delas. Somente com a leitura e com o exercício proposto e no avançar das leituras dia a dia é que vamos nos familiarizando com isto na palavra de Deus. Vejam quais são os cinco questionamentos?

  1. Promessas de Deus
  2. Ordens de Deus
  3. Princípios Eternos
  4. Mensagem de Deus para mim hoje
  5. Como aplicar isso em minha vida?

No livro você vai encontrar vários exemplos e como os encontramos, tais como:-

Promessa de Deus :- 1João 1,9 – Se reconhecemos os nossos pecados (Deus aí está) fiel e justo para os perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade.

Mateus 18.20 – Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, no meio deles eu estarei.

Ordens de Deus:- 1João 2, 15 – Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor de Pai.

Gênesis 12, 1 – O Senhor disse a Abrão. Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar.

Princípios Eternos:- 1João 1, 5 – A nova que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta:- Deus é luz e nele não há treva alguma.

Lucas 6, 36 – Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.

Mensagem de Deus para mim hoje:- Em tudo o que você leu e anotou no seu diário para o dia de hoje, qual é a mensagem de Deus para você? Ele tem uma mensagem para a sua vida. Não deixe que ela se perca. Faça de forma muito simples, com suas próprias palavras e sem complicações

Como posso aplicar isso na minha vida? Essa é a parte mais pessoal e concreta de todo o diálogo. Deus vai inspirar você, dia por dia, a perceber como aplicar em sua vida o que você leu e trabalhou em seu diário espiritual. Suas anotações serão um roteiro para a sua vida e o ajudará a transformar de maneira decisiva seu jeito de ser, de agir e o seu próprio relacionamento com Deus.

Baseado nestas informações, por onde começo a ler então a Bíblia?

Neste roteiro do Monsenhor Jonas, temos a seguinte proposição:-

  1. João – Primeira Carta de São João — ler duas vezes;
  2. Evangelho de São João;
  3. Evangelho de São Marcos;
  4. Gálatas;
  5. Efésios;
  6. Filipenses;
  7. Colossenses;
  8. 1 Tessalonicenses;
  9. 2 Tessalonicenses;
  10. 1 Timóteo;
  11. 2 Timóteo;
  12. Tito;
  13. Filemon
  14. Evangelho de São Lucas;
  15. Atos dos Apóstolos;
  16. Romanos;
  17. Evangelho de São Mateus;
  18. 1Coríntios;
  19. 2Coríntios;
  20. Hebreus;
  21. Tiago;
  22. 1Pedro;
  23. 2Pedro;
  24. 2João;
  25. 3João;
  26. Judas;
  27. Apocalipse;
  28. 1carta de São João — mais uma vez; e 
  29. Evangelho de São João — mais uma vez

Porque começar pela 1 carta de São João?

A primeira necessidade de um cristão é ter certeza de sua salvação. É saber que Deus o ama e o escolheu. Gratuitamente, sem nenhum merecimento seu. Deus o pôs na lista daqueles que quer salvar. Foi uma escolha gratuita! Amorosa! Sem merecimento! Saber disso nos dá a certeza da salvação. E todo cristão precisa tê-la. Dos 73 livros da Bíblica, só essa pequena carta foi escrita com esse propósito: o de nos dar a certeza da salvação. Na conclusão de sua carta, São João diz:- “Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do filho de Deus(1Jo 5,13). Lendo e relendo, você vai se convencendo desta feliz realidade: Você é salvo! Você é escolhido. Por isso no roteiro você a lê duas vezes inicialmente e no final do roteiro das leituras do Novo Testamento, você a lerá novamente.

Depois de concluir os livros do Novo Testamento, você poderá começar a ler o Velho Testamento. Há também um roteiro a ser seguido:-

  1. Genesis;
  2. Exodo;
  3. Números;
  4. Josué;
  5. Juízes;
  6. 1Samuel;
  7. 2Samuel;
  8. 1Reis;
  9. 2Reis;
  10. Oséias;
  11. Isaías(1-39);
  12. Miquéias;
  13. Naum;
  14. Sofonias;
  15. Habacuc;
  16. Jeremias;
  17. Lamentações;
  18. Ezequiel;
  19. Abdias;
  20. Isaias (40-55);
  21. 1Crônicas;
  22. 2Crônicas;
  23. Ester;
  24. Neemias;
  25. Ageu;
  26. Zacarias;
  27. Isaias (56-66);
  28. Malaquias;
  29. Joel;
  30. Jonas;
  31. Rute;
  32. Tobias;
  33. Judite;
  34. Ester;
  35. Provérbios;
  36. Eclesiástico;
  37. Cântico dos Cânticos;
  38. Jó;
  39. Eclesiastes;
  40. 1Macabeus;
  41. 2Macabeus;
  42. Baruc;
  43. Daniel;
  44. Sabedoria;
  45. Levítico;
  46. Deuteronômio.

Veja que nesta sugestão temos o Livro de Isaias dividido em 03 partes na leitura e não temos os Salmos. O livro dos Salmos não entrou na divisão porque deve ser lido tranquilamente durante todo o tempo…. a cada dia um salmo para acompanhar a leitura orante.

Se você conseguir ler 01 capítulo por dia, em 03 anos você percorrerá toda a Bíblia.

Que possa ser útil para você estas orientações. Existem outros roteiros para leitura da palavra. Todos são bons. Neste eu encontrei no diário uma forma de eu me aprofundar e de rever sempre que posso aquilo que escrevi. Perceba também que a cada vez que fazemos a leitura, nos chamará a atenção outras palavras e passagens e nossas reflexões serão diferentes a cada leitura, porque a leitura da palavra é viva e Deus sempre quer nos revelar coisas novas.

Bíblia, lápis e papel na mão. Lugar e Horário definidos. Boa Leitura e que Deus toque o seu coração.

Fiquem em Deus sempre

Por Jair Ortega

Compartilhe: