História da Paróquia

A gruta Nossa Senhora de Lourdes, foi inicialmente construída por Yojiro Takaoka em 1975, para ser um local ecumênico, dentro de uma das áreas de reserva legal, localizada na Praça Oiapoque.

Posteriormente, pela Devoção do Sr. Yojiro Takaoka, à Nossa Senhora de Lourdes, a Gruta passou a receber o nome da Santa, bem como, passou a ser um local Cristão Católico.

Era também desejo da comunidade em transformá-la em Paróquia, mas se fazia necessária a aquisição de um terreno para construção de uma edificação maior, para que este desejo fosse concretizado.

Com a compra do terreno, em julho de 1999 (localizado na Avenida Piraíba), o anseio da comunidade foi atendido e, em fevereiro de 2000, tendo o Padre Ângelo Grando como vigário, nasceu a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, ainda nas instalações da Praça Oiapoque e denominada ‘Gruta Nossa Senhora de Lourdes’.

Em fevereiro de 2001, o Padre Marcos Galdino, assumiu como Vigário Administrador e, desde o ano de 2000 (na gestão do CAP com vigência até 2002), teve como prioridade a construção da Igreja Matriz.

As instalações da Matriz divididas em três pavimentos (subsolo, térreo e piso superior) totalizam 3.874m2 de área construída e segue o projeto que foi vitorioso num concurso realizado no ano de 2000, projeto este assinado por Mário Biselli e Paola Biselli Sauaia.
A construção ainda não está totalmente finalizada, mas já conta com sua estrutura totalmente pronta, incluindo estacionamento, salão de festas e eventos (com infraestrutura de cozinha), bem como, salas de reuniões e catequeses.

O desejo de tomar posse da Matriz era tão grande que ainda no estacionamento, rústico, com obras ainda de estrutura, algumas missas já começaram a ser realizadas no local.
Ademais, em 2007, passou a compor (dentro do Centro Comercial de Alphaville) como local integrante da Paróquia, a Capela São José. Local fornecido gentilmente por paroquianos para ser um local de profunda oração.

Entre 2008 e 2009, a Capela São José passou, também, a acolher o Grupo de Oração Nossa Senhora de Lourdes, que está ligado a RCC (Renovação Carismática Católica), da Diocese de Osasco.

Desde 2010 até que as instalações da sede da Diocese de Osasco estejam prontas, a Capela São José acolhe também o escritório Diocesano de Osasco da RCC.

Padre Marcos Galdino esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes até julho de 2015. Sendo que, com uma Santa Missa Solene de Posse, realizada em 1º de agosto de 2015, o novo Sacerdote, Padre Ubirajara Vieira de Melo, assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, para dar novo dinamismo à comunidade, assim como, organizá-la administrativamente.

Efetivamente, a partir de uma Assembléia Geral, realizada em 07.08.2015, Padre Ubirajara explicou para a comunidade que não se pode haver duas comunidades com o mesmo nome, dentro da mesma Paróquia. Assim, a partir desta data, passou-se a dividir a Matriz e a Gruta em duas comunidades.

Uma delas ‘Matriz’ (localizada na Av. Piraiba) é a ‘Paróquia Nossa Senhora de Lourdes’, e a Gruta (localizada na Praça Oiapoque) passou a ser denominada ‘Nossa Senhora da Gruta’.
A Secretaria da Paróquia “Nossa Senhora de Lourdes” foi transferida (no final de novembro de 2015), para a Matriz e ainda foram criadas novas Pastorais, tanto para a Comunidade Gruta, quanto para a Comunidade Matriz. Além disso, foram organizadas todas as pastorais, movimentos e associações já existentes. Foi também criado efetivamente o CPP (Conselho Paroquial de Pastoral) que passa, juntamente com o Sacerdote, a gerenciar toda a vida das comunidades.

Em 05 de novembro de 2015, foi celebrada a 1ª Missa Semanal Noturna na Matriz, que a partir desta data, passou a ocorrer toda 5ª feira do mês.

Muito trabalho ainda há a ser realizado, mas além das obras físicas necessárias, o principal trabalho que o novo Sacerdote, Padre Ubirajara, terá pela frente é o de evangelização, como também o de congregar cada vez mais o povo de Alphaville, a fim de dar mais vida à Matriz ‘Nossa Senhora de Lourdes’.