Aconteceu, dia 24, a palestra sobre Conscientização do Dízimo

A palestra sobre o Dízimo, que aconteceu dia 24/02, conduzida por nosso Pe. Ubirajara, iria levar somente 50 minutos, mas durou aproximadamente duas horas dado o aprofundamento das colocações e o interesse de todos ali presentes que fizeram várias perguntas.

Padre Ubirajara deu ênfase ao significado de se pagar o dízimo, não sendo um simples ato financeiro, mas sim algo de muita espiritualidade. Desde os tempos anteriores a Jesus o dízimo já era entregue no templo (dízimo significa 1/10 de alguma coisa) para o sustento dos que trabalhavam pelo templo, (como em Levíticos) e este princípio é o mesmo nos dias atuais, ou seja, é com este dinheiro que a paróquia deve ser manter.

Através do dízimo você está devolvendo a Deus uma pequena parte de tudo que recebe.

O Dízimo também não é e não deve ser usado como moeda de troca ou negociação com Deus, ou seja, esperar o imediato retorno do dízimo por meio, por exemplo, da obtenção de um bem ou graça, mas, com certeza, suas bênçãos se manifestarão em nossas vidas de muitas formas.

O padre também comentou sobre a diferença do Dízimo e da Coleta. A coleta é algo expontâneo, enquanto que o dízimo é um compromisso assumido com a Igreja. Enquanto o dízimo tem o destino certo e previsível, a coleta é utilizada para despesas gerais e finalidades específicas (obras/manutenção, etc).

A palestra sobre o Dízimo consolidou nos paroquianos e nos agentes multiplicadores os conceitos mais importantes sobre o tema e motivou-os a divulgarem em todas as suas comunidades e pastorais.

Por Pastoral do Dízimo

Compartilhe: