COMUNICADO SOBRE O COVID-19 – Diocese de Osasco

Aos sacerdotes e diáconos, comunidades religiosas, e Coordenações pastorais da Diocese de Osasco

“Sede alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração”. (Rm 12, 12)

A Igreja, Mãe e Mestra, sempre acompanha os seus filhos em sua peregrinação terrestre, participando de suas alegrias e dores. Neste momento, nos unimos às preocupações de todos com relação à disseminação já circulante do coronavírus, sobretudo apresentando a Deus as nossas orações para que logo possamos superar este momento especialmente doloroso. Peço que façam chegar até as diversas associações, movimentos e grupos de pastoral das nossas paróquias, e entidades religiosas, estas orientações.

Não é conveniente fazer alarme ou gerar pânico. Isso não ajuda neste momento. Mas é preciso seriedade nas ações restritivas propostas. É o parecer dos agentes de saúde que estes próximos dias são muito importantes para conter, o quanto possível, os níveis de transmissão do vírus. Pode parecer exagerado tomar medidas restritivas antes mesmo de ter um caso confirmado da doença. Porém, a observação já feita diz que onde as medidas preventivas foram levadas a sério, mesmo antes de haver contaminação, houve uma propagação menor do que em locais que só fizeram restrições após os casos confirmados. Então vamos nós, comunidade católica, levar a sério e contribuir para que o tempo de restrição seja breve e todos sejam beneficiados. Momentos de restrição são também momentos de encontrar soluções corajosas e criativas para realizar a nossa missão.

[…]

Veja o documento completo: Coronavirus.