Caridade

Intercedei por mim para que, nas muitas escolhas da vida, eu dê preferência ao serviço de amor a Deus e aos irmãos! Amém. Pier Giogio Frassati (1901-1925) – Patrono da Pastoral da Caridade

Oração a Deus, com a intercessão do Bem-aventurado Beato Pier Giogio Frassati (1901-1925)

Pai Celeste, nós vos agradecemos pela vida do Bem-aventurado Pedro Jorge Frassati, cujo zelo pela vida e o comprometimento à sua fé unidos ao amor pelos pobres, doentes e necessitados.
Que nós possamos imitar esta caridade alimentada pelo seu amor à Eucarístia, devoção à Nossa Santa Mãe e uma confiança inabalável em Vós, Pai.
Graças a seu testemunho comprometido de alegria e verdade; e fortalecido pelo Espírito Santo, Pedro Jorge viveu a vida como maravilhosa aventura provando que a santidade é possível a todos. Que nós possamos também, através de suas orações e testemunho do Evangelho, viver uma vuda que alcance o alto! Nós vos pedimos por Cristo, nosso Senhor, Amém!

Bem-aventurado Pier Giorgio Frassati rogais por nós!

Missão da Pastoral da Caridade

A Pastoral da Caridade tem como finalidade prestar assistência às famílias mais necessitadas de bens materiais, minimizando seus sofrimentos pela falta de recursos mais elementares para o próprio sustento de forma digna e humana.

Também prestamos ajuda as entidade de beneficência de nossa região, repassando recursos de todo o tipo que chegam a nossas mãos. Tendo como princípio o Evangelho e o ensino da Doutrina Social da Igreja, essa pastoral responde com gesos concretos ao apelo de Cristo, que desejou que toda a atividade apostólica fluísse e recebesse força da caridade, ou seja, do amor.
Cristo quis que ela fosse sinal da sua missão messiânica.

O maior mandamento da lei é amar a Deus de todo o coração, e ao próximo como a si mesmo. Jesus fez desse mandamento do amor para com o próximo o seu mandamento, e enriqueceu-o com novo significado, identificando-se aos irmãos como objeto da caridade: “sempre que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25,40).

Pároco: Pe. Ubirajara V. de Melo

Horário:

Nas primeiras quintas do mês às 20h00
Para organizar nosso trabalho, direcionar nossos esforços, avaliar oque fizemos e pedir a orientação de Deus.

As terças e quintas: das 09h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00
Para separar as doações, alimentos e entrega de doações.

Todo dia 04 de cada mês: Dia de oração pela pastoral, seus benefícios e benfeitores.

Domingo da Partilha (entrega de doações)
Todos os paroquianos estão convidados a participar com doações no ofertório das missas do 1º domingo do mês.

Gostaríamos de contar com você para beneficiar muitas pessoas que contam com nossas doações nas diversas instituições assistenciais e grupos de refugiados.
Colabore com arroz, feijão, macarrão açúcar e outros alimentos não perecíveis. Também necessitamos de leite em pó, fraldas descartáveis roupas e sapatos em bom estado.
Informações com os voluntários da Pastoral da Caridade assim identificados com seus crachás e jalecos nas missas dominicais e também combinar a retirada de doações. (Volumes maiores e estabelecimentos comerciais)

Criada pelo Pe. Ubirajara no dia 04 de novembro de 2015, a Pastoral da Caridade está diretamente relacionada à Doutrina Social da Igreja. Sua finalidade é prestar serviço aos mais necessitados de bens materiais, levando pelo menos os recursos mais elementares como alimento e roupas para seu sustento de forma digna, como nos inspira nosso Divino Mestre.

Tendo como luz e diretriz os mandamentos da Lei de Deus, resumido por Jesus : “ Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a Si mesmo”. Olhamos para Deus e acompanhando Seu olhar chegamos ao irmão carente de algo. Jesus também nos recorda que está em todos e tudo o que fazemos ao menor dos irmãos é a Ele mesmo que o fazemos: “ sempre que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, é a Mim mesmo que o fizestes” (Mt 25,40).

Nosso compromisso é a de atender aos carentes de nossa Comunidade paroquial em primeiro lugar, depois aos que nos procuram. Nos dois primeiros meses de existência pudemos assistir aos irmãos refugiados do Haiti e da Síria que se encontram na Região do Ipiranga e na Região do Glicério em São Paulo, além de outras Entidades da Região de Carapicuíba, Itapevi, Itupeva, Cotia, São Roque, Ibiúna e Santana de Parnaíba. Muito pudemos fazer, graças à generosidade de nossos irmãos paroquianos, que prontamente atenderam aos pedidos do Pe. Ubirajara durante as Missas.

A Pastoral da Caridade responde diretamente ao Pároco e é composta por quatro encargos:

  • Coordenadora : Marie Tajima Takeda

  • Vice coordenadora: Cristiane Franco

  • Secretário : Pedro Antonio Delevedore Soares

  • Tesoureira : Michelle Correia dos Reis

Para o trabalho de seleção das doações recebidas e organização dos alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal oficialmente nos reunimos nas terças e quintas em dois períodos, digo oficialmente, porque na prática temos nos reunidos quase todos os dias, em vista da grande quantidade de doações que temos recebido; sem falar nas entregas e nas retiradas de doações nas residencias.

Nosso dia de oração é todo dia 04 de cada mês, para lembrar de nosso Patrono Pier Georgeo Frassati, cuja festa religiosa é o dia 04 de julho e nossa reunião para avaliação e organização acontecem toda primeira terça de cada mês.

Para o ano de 2016 temos muitos projetos, venha conhece-los em nossa reunião.

Que Deus abençoe e guarde a todos.

Compartilhe: