Familiar

“No Evangelho não encontramos discursos sobre a família, mas uma admoestação que vale
mais do que toda a palavra. Deus quis nascer e crescer numa família humana. Deste modo consagrou-a como caminho primário e efetivo do seu encontro com a humanidade.” Papa Bento XVI

A Pastoral Familiar tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas e comunidades de amor.

A Pastoral familiar destina-se a todos os tipos de pessoas e famílias para ajudá-las e servi-las – famílias bem constituídas, desestruturadas, futuras famílias, famílias em situação de miséria, distanciadas da vida da igreja, discriminadas, de migrantes, mães e pais solteiros, pessoas sem família, divorciadas, viúvos e em toda situação familiar que necessite de ajuda e acolhimento.
Para melhor atuação, a Pastoral Familiar divide-se em três setores: Pré-matrimonial, Pós-matrimonial e casos especiais.

Para o ano de 2016 estão programados na nossa Paróquia Encontro de Namorados, Catequese de Noivos, Encontro de casais em segunda união, Semana da Família, Encontro para Legitimação do Casamento.

Além desses Encontros já programados, estão sendo pensados Encontro de Jovens, Encontro de viuvos, interação da Pastoral Familiar com a catequese e diversas ações direcionadas às famílias.
A Pastoral Familiar terá reuniões mensais que ainda não tem data definida para 2016, divulgaremos as datas oportunamente.

Casal Coordenador: Rosana Gonzalez Couto (98133-6501) e Braulio Costa Couto (98111-3075)

Casal Vice Coordenador: Maria Aparecida Danna (94236-1778) e Fabio Luis de Oliveira (98193-8689)

“A família é uma comunidade íntima de vida e de amor, querida pelo próprio Deus (Familiaris Consortio, II), “A família é o fundamento da própria sociedade, é a primeira escola das virtudes sociais. ( Doc. 65, Coleção de Estudos da CNBB, pág. 11 )
“ A família cristã é a célula primeira e vital da sociedade; é o santuário da vida, é Igreja Doméstica; é o primeiro espaço de evangelização e engajamento social.” Doc. Santo Domingo nº 214 “ A família deve ser a vossa grande prioridade pastoral! Sem uma família respeitável e estável não pode haver organismo social sadio, sem ela não pode haver uma verdadeira comunidade eclesial” João Paulo.

Campos de ação da Pastoral Familiar:

Pré Matrimonial

– Encontro de namorados
– Reencontro (tarde de reflexão)
– Catequese de noivos

Pós Matrimônio

– Visitas aos casais em conflito (quando solicitada)
– Participação na formação dos pais da catequese e crisma

Situações Irregulares

– Legitimação
– Segunda União

Tempos Fortes

– Campanha da Fraternidade
– Semana Nacional da Família
– Natal em Família.

Para cada campo da ação Pastoral temos uma equipe responsável de organizar e dinamizar os serviços.

“Temos todos consciência de que milhões de homens e mulheres precisam ouvir a boa nova do Evangelho e que um grande número de pessoas necessitam atingir uma fé madura e atuante. É urgente que todos questionem sua maneira de ser e agir a partir da luza que vem do Evangelho” (Setor Família/CNBB, nº 65,1994).

Compartilhe: